Papo sério: finanças!

Boa tarde pessoal!

O papo sério de hoje é sobre um assunto que abala muitos casamentos: finanças! 
Sempre ouvi falar que quando a necessidade bate na porta, o amor pula pela janela. Discordo! Acredito que o casal tem sempre que tentar superar as adversidades juntos. É fácil amar quando tudo está um mar de rosas, difícil é enfrentar o perrengue e permanecer unido!
Não vou falar pra vocês que nunca tive nenhum atrito com o marido por causa das finanças. Durante a construção da nossa casa, discussões com esse assunto foram constantes. 
Hoje optamos pelo diálogo. Se um dos dois quer comprar alguma coisa de maior valor, consulta o outro e decidimos juntos se é o momento daquela aquisição. Temos uma lista de prioridades e qualquer alteração é decidida em conjunto.
Graças a Deus nunca faltou o básico em casa, mas sempre acontece de termos que "apertar os cintos" para administrar as contas. Tivemos que deixar de sair, de comprar bastante coisa pra gente, mas sabemos que é por um objetivo maior: a nossa casa!
Nós não temos conta conjunta no banco, mas dividimos as contas da casa. Ambos trabalhamos fora, mas como nossos salários não são equivalentes, eu assumi as contas da casa que cabiam no meu orçamento e o marido paga o restante. Já aconteceu de um precisar socorrer o outro com as contas e isso não gera uma dívida com o outro. Todo o dinheiro que entra é nosso, só achamos mais fácil cada um administrar sua conta no banco, até para ter mais de uma linha de crédito, caso necessário.
Infelizmente, ainda não consegui me organizar a ponto de ter uma planilha de gastos em casa, mas esse é um objetivo. Acho que facilita muito saber para onde vão os pequenos gastos, principalmente na crise em que o país se encontra. Outro objetivo nosso é conseguir guardar dinheiro, mas em época de construção essa é uma tarefa bem difícil.



E é isso meninas. Em casa tratamos as finanças assim. E vocês, já brigaram por esse motivo? E como lidam com as contas da casa?
Beijos!

4 comentários:

Gracielle Alves disse...

Finanças é algo delicado no casamento, e concordo com você que não existe essa de que quando o dinheiro entra o amor sai, isso é para quem não ama de verdade.

Em casa como eu sou a melhor em relação a matemática e organização, quem cuida das finanças sou eu, então não discutimos muito por conta de grana.

Achei bem interessante o post, logo quero postar como organizo minhas finanças lá no blog, mas o post é meio extenso ai preciso de tempo pra organizar...rs

Beijo linda
http://casarsemdesleixar.blogspot.com.br/

Renata Munck disse...

Mônica,
Finanças é onde o bicho pega!
Estou programando um post também sobre "coisas" que ouvi e fiquei de boca aberta com tamanho egoísmo e também como ficam as contas aqui de casa,já que marido é que trabalha de verdade,como sou autônoma,alguns meses bomba de trabalho,outros nadinha!

Beijos!

Mel ♡Noivinha Sarada♡ disse...

Mônica que incrível esse seu post porque realmente, conversando com umas amigas, elas me disseram que um dos maiores fatores da falta de sucesso no casamento é justamente o desacordo nas finanças! Eu criei o meu blog há alguns dias para contar sobre a preparação do casamento e também do meu emagrecimento, mas como já moro com o noivo esse seu post muito me interessou. Seu blog é 10! Beijinhossssss

Blog by Carina disse...

Monica concordo com tudo que vc disse. Tudo tem que ser em conjunto, por que depois que a gente casa o dinheiro é dos dois e as dividas também, então é sempre bom um consultar o outro.
Eu e o Fe também trabalhamos e cada um paga uma parte das contas, mas sempre que um precisa do outro estamos lá firme e forte.

Beijos e adorei o post.
blogbycarina.blogspot.com
Instagram: @blogbycarina